SAÚDE DA
EMPRESA X SAÚDE DO TRABALHADOR
Investir na
qualidade de vida voltada aos funcionários nas empresas se constitui hoje uma
das principais ações para a prevenção de problemas que, em condições inadequadas,
podem ocasionar, pelo excessivo ritmo de trabalho, grandes males à saúde dos
trabalhadores. Atualmente, em um país como o nosso, infelizmente, a prevenção
desses problemas estão longe de ser realidade. As empresas que não investem em
uma prevenção sofrem com vários problemas de
qualidade no trabalho, custo pelo afastamento do funcionário provocando
perda de produtividade.
As Lesões por
Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
(DORT) são os designações que podem levar a ocorrência de afecções de músculos,
tendões, sinóvias (revestimento das articulações), nervos, fáscias (envoltório
dos músculos) e ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de
tecidos. Elas atingem principalmente – mas não somente – os membros superiores,
região escapular (em torno do ombro) e região cervical. Têm origem ocupacional,
e decorrem, de forma combinada ou não, do uso repetido ou forçado de grupos musculares
e da manutenção de postura inadequada.
O diagnóstico
da LER, como assinala ADA ASSUNÇÃO (1992), é essencialmente clínico e,
baseia-se na anamnese ocupacional, nos exames complementares e na análise das
condições de trabalho.
A dor é o principal sintoma e, quase sempre é desencadeada
ou agravada pelo movimento.
Além da dor,
os portadores de LER queixam-se de parestesias, dores irradiadas, edema,
rigidez e limitação dos movimentos pela dor, com repercussões diretas sobre o
trabalho. Podem ocorrer também sintomas gerais associados como ansiedade,
irritabilidade, alterações do humor e do sono, fadiga crônica, e cefaleia
tensional.
Os dados
revelam que os diagnósticos da CAT apresentavam as denominações mais conhecidas
e freqüentes do conjunto de lesões por esforços repetitivos: tenossinovite
(39,80%), epicondilite (23,81%) e tendinite (25%).
Diversos
fatores causais das LER estão hoje consensados e, entre eles destacam-se:
A. FATORES DE
NATUREZA ERGONÔMICA: força excessiva, alta repetitividade de um mesmo padrão de
movimento, posturas incorretas dos membros superiores, compressão das delicadas
estruturas dos membros superiores, frio, vibração, postura estática, entre
outros.
B. FATORES DE
NATUREZA ORGANIZACIONAL: concentração de movimentos numa mesma pessoa, horas
extraordinárias, dobras de turno, ritmo apertado de trabalho, ausência das
pausas necessárias, entre outros.
C. FATORES DE
NATUREZA PSICOSSOCIAL: pressão excessiva para os resultados, ambiente
excessivamente tenso, problemas de relacionamento interpessoal, rigidez
excessiva no sistema de trabalho, entre outros.
A partir
dessas informações, a Vital Energia e Saúde desenvolveu um programa para
empresas de TRATAMENTO PREVENTIVO onde o funcionário da empresa tem uma sessão
de Fisioterapia , Quiropraxia e Filosofia Clínica uma vez por mês para prevenir
e diagnosticar e encaminhar ao tratamento
(se caso necessário) ao profissional competente.
Ganham as duas
partes a empresa e os funcionários pois estando estes com um acompanhamento
regular de sua saúde evita-se afastamentos desnecessários e o ambiente de
trabalho se torna melhor pois sem dor = bom humor e mais produtividade.
Drª Jane Difini kopzinski
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