11 de jan. de 2023

Lesões do punho

Lesões do punho
Lesões decorrentes de trauma cumulativo ou repetitivo do punho e na mão levam a perda significativa da função da mão e de horas de trabalho. Os diagnósticos mais comuns de patologias do punho devido a estas causas incluem a Síndrome do Túnel do Carpo, Dedos em Gatilho, Doença de Quervain e Tendinite.

Túnel do carpo
A síndrome é definida pela perda sensorial e fraqueza motora que ocorrem quando o nervo mediano é comprometido no túnel do carpo e qualquer coisa que diminua o espaço dentro dele pode comprimir ou restringir a mobilidade do nervo, causando uma lesão por compressão ou tração, causando assim, sintomas neurológicos distais ao punho.

Síndrome do canal de guyon
É a lesão ou irritação do nervo ulnar no túnel formado pelo retináculo flexor, ligamento palmar do carpo e osso pisiforme.

Tenossinovite e Tendinite
ocorre em decorrência a processos inflamatórios pelo uso contínuo ou repetitivo do músculo envolvido, dos efeitos da artrite reumatóide e sobrecargas na região.
Dentre o grupo de tenossinovites temos a de Quervain, lesão decorrente do acometimento dos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, com espessamento da bainha. 
Contratura da Dupuytren 
Dupuytren é uma inflamação e contratura da aponeurose palmar com incidência maior em homens em torno dos 50 anos. Com o tempo, a inflamação e o espessamento diminuem, formando uma faixa fibrosa que encurta e causa contratura muscular. 

Lesões traumáticas
Quando a pessoa sofre um golpe ou queda, uma força de alongamento excessivo pode distender o tecido ligamentar, podendo ainda ocorrer fraturas, subluxação ou luxação relacionadas.

Tratamento 
Analisar biomecanicamente os movimentos inadequados do punho e do membro superior que podem estar ocasionando a lesão;
Imobilização do punho em alguns casos para proporcionar repouso da atividade desencadeante;
Terapia manual para mobilização neural, mobilização da fáscia e mobilizações articulares;
Quiropraxia;
Exercícios para fortalecimento muscular;
Educação e saúde e adaptação.
Drª Jane Difini Kopzinski