2 de mai de 2016

Conheça sua coluna! Anatomia de Coluna Vertebral

FRIO E DORES NO CORPO



 FRIO E DORES NO CORPO



Nesta época do ano, quando as temperaturas caem radicalmente, não é só a gripe que chega com tudo. As dores no corpo se tornam muito mais frequentes, até para quem não tem um quadro crônico ao longo do ano.
As pessoas ficam mais retesadas, com os músculos mais contraídos, o que pode levar ao agravamento da dor. A dor que se manifesta no frio costuma atingir mais a quem tem a musculatura mais frágil. Além da falta de proteção muscular, o frio faz desencadear alterações químicas.
Os mediadores da dor, também conhecidos como neurotransmissores são estimulados pela baixa temperatura, ocasionando desconforto, e a coluna é geralmente a que sofre maior queixa de dor.


Os dias frios aumentam a possibilidade de constrição vascular (contração dos vasos sanguíneos) e muscular para que o corpo se mantenha aquecido, ao se encolher por causa do frio, a contratura muscular pode gerar dor em algumas partes do corpo e afetar a postura.
Nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso com o esfriamento do corpo e podendo gerar incômodos.
        Músculos e articulações, perdem a flexibilidade e contribuem para os sintomas de muitos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, que se agravam com o avanço da idade.
A Quiropraxia e Fisioterapia são opções de tratamento para o alívio das dores. Através do ajuste, realizado pelas mãos, da coluna vertebral e articulações ocorrerá melhora da biomecânica das articulações e o relaxamento muscular, aliviando e prevenindo as dores, associada a técnicas fisioterápicas personalizadas.
DrªJane Difini Kopzinski