6 de jul. de 2019

Dor lombar

Seja qual for a sua causa: compressão do nervo ciático, lumbago, hérnia discal ou tensão muscular, as dores lombares podem ser verdadeiramente incapacitantes
 Dor nas costas é responsável pelo maior número de afastamentos do trabalho por motivo de doença e é principal queixa de saúde. 
Geralmente, apenas notamos a dor nas costas quando esta se agrava ou quando dura mais tempo do que o habitual.
Prevenção
Preste atenção às seis normas básicas das "escolas de coluna":

•Perca o excesso de peso para retirar carga da suas costas.

•Retese os músculos abdominais e pélvicos quando você estiver sentado ou deitado e se apoie nos braços e pernas.

•Se agache quando apanhar qualquer coisa do chão.

•Nunca fique na mesma posição por mais de 30 minutos.

•Transporte objetos pesados junto do corpo e evite suportar pesos de um só lado.

•Conscientemente puxe o umbigo para trás no sentido da coluna sempre que puder. Isto fortalece os músculos transversos que mantêm estável a coluna lombar.

Enquanto os cuidados tradicionais poderiam incluir medicação, a quiropraxia incluí ajustes de manipulação da coluna vertebral, juntamente com terapias manuais, como gelo, calor, crioterapia e exercícios de reabilitação.
Essa técnica é muito usada para alívio de dores, ganho de mobilidade das articulações, melhorar postura, diminuir tensões musculares e outros desconfortos do cotidiano. 
Dra Jane Difini Kopzinski

5 de jul. de 2019

Discopatia degenerativa

Discopatia é um problema muito comum hoje em dia e que, frequentemente, leva as pessoas a procurarem um especialista. 
Entre uma vértebra e outra da coluna, existe uma estrutura cartilaginosa, chamada disco intervertebral, que tem como principal função amortecer impactos.
Discopatia degenerativa é uma alteração comumente encontrada nos exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que significa que o disco intervertebral presente entre cada vértebra da coluna está se degenerando, ou seja, perdendo a sua forma original, o que aumenta o risco de ter uma hérnia de disco, por exemplo.
Dessa forma, ter uma discopatia degenerativa não significa que a pessoa já tenha uma hérnia de disco, mas pode chegar a ter.
Os sintomas mais comuns são dores localizadas onde a lesão se encontra, mais comumente na região cervical e lombar, podendo ocorrer irradiações para os membros superiores ou inferiores, assim como formigamentos, dormências ou, em casos mais graves, perda de força nos membros.
A dor ao longo do nervo ciático é bastante frequente devido à compressão causada.
É caracterizada por uma pontada, queimação ou pinçadas que iniciam na região mais baixa da lombar, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa e podendo chegar até os pés.
A Quiropraxia busca, por meio de técnicas específicas, restaurar a integridade neurológica e biomecânica da coluna, promovendo um aumento de mobilidade e diminuindo o estresse e compressão gerados nos discos da coluna, a fim de impedir que se agrave. O acompanhamento periódico é essencial para manter a saúde da coluna, qualidade de vida e prevenir novas ocorrências de dores.
Dra Jane Difini Kopzinski